Qual seu DNA pessoal? Veja como ele influencia no processo de gestão de carreira

Apostar no autoconhecimento e no descobrimento dos seus pontos fortes e fracos é algo imprescindível para qualquer profissional, visto que essas características podem direcionar as principais decisões que precisamos tomar. No entanto, você sabe qual o seu DNA pessoal e como ele influencia no processo de gestão de carreira?

Esse é um aspecto muito importante, mas cujo conceito ainda não é muito conhecido por aqui, o que pode ser um problema, tendo em vista que, todos os dias, temos que lidar com diversas situações e pessoas, o que pode ser facilitado quando você domina suas principais qualidades. Continue lendo o post e veja como fazer isso!

Afinal, o que é o DNA pessoal?

Podemos identificar o DNA pessoal como um conjunto de características que tornam você um ser único. Na medicina, isso está relacionado com os genes que herdamos dos nossos pais e com a maneira pela qual eles se manifestam. Na vida profissional, isso se trata da sua essência, a sua base de conhecimentos e suas preferências pessoais.

Por que identificar o seu DNA pessoal?

Identificar o DNA pessoal é muito importante no processo de gestão de carreira. Com esse conhecimento, você ganha uma singularidade profissional, ou seja, você passa a ser diferenciar dos outros e agrega valor para os seus serviços. Além de tudo, estar em sintonia com as próprias características garante, certamente, mais motivação e desempenho.

gestão de imagem

Pense, por exemplo, em uma situação na qual você está participando de um processo seletivo. Muitas pessoas cogitam encarnar um personagem, mas o fato é que recrutadores identificam isso com facilidade. No entanto, usando as habilidades que você já tem por conta do seu DNA pessoal, você tende a causar um impacto positivo, aumentando suas chances de sucesso.

Como identificar o seu DNA pessoal?

Identificar o seu DNA pessoal pode ajudá-lo a se tornar um profissional requintado e diferenciado. Quando você conhece suas próprias ferramentas, forças e competências, você se torna ainda mais único, o que facilita o encontro de boas oportunidades ou, se for do seu desejo, até mesmo de uma transição de carreira.

Em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa deixar a sua marca pessoal. Não há uma fórmula mágica, mas é fato que você deve investir no autoconhecimento e analisar quais são os atributos que sempre te colocaram em uma posição de destaque. Avalie também suas preferências e as áreas com as quais você sempre teve mais facilidade.

Depois de conferir esse conteúdo, você já sabe qual o caminho para compreender o seu DNA pessoal e também aprendeu como ele influencia no processo de gestão de carreira. Fazer isso sozinho pode ser algo desafiador e, por isso mesmo, você não pode deixar de cogitar contar com ajuda profissional, buscando uma consultoria especializada no assunto!

Gostou de aprender um pouco mais sobre qual é seu DNA pessoal e de que maneira ele pode influenciar no processo de gestão da sua carreira? Quer dividir esse conhecimento com amigos e conhecidos? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *