O que é gestão participativa e quais os benefícios para sua liderança?

Você já parou para pensar em quantos benefícios pode colher ao apostar em uma gestão participativa?

Ela é capaz de engajar e motivar os colaboradores de uma forma muito mais rápida e prática, pois demonstra que a liderança confia no potencial de sua equipe.

Mas, quando isso não acontece, dificilmente as pessoas que fazem parte da organização atuarão com o sentimento de dono do negócio.

Nesse cenário, o modelo de gestão participativa é ideal para que a empresa possa alcançar os resultados almejados.

Ficou curioso e quer saber mais sobre gestão participativa? Então, continue a leitura!

O que é gestão participativa?

A gestão participativa nada mais é do que a oportunidade dos funcionários de uma empresa terem a oportunidade de colaborar com ideias e soluções, contribuindo de forma efetiva para a tomada de decisão.

Com isso, a liderança consegue um maior engajamento da equipe, o que é fundamental para a competitividade da empresa no mercado.

Como a gestão participativa funciona na prática?

De forma prática, o gestor da área pede a seus subordinados opiniões para encontrar soluções que sejam capazes de corrigir questões relacionadas ao negócio.

Com isso, os colaboradores passam a se sentir mais valorizados, entregando mais resultados do que se estivessem em uma hierarquia verticalizada de tomada de decisão.

Quais os benefícios da gestão participativa?

A gestão participativa já é uma estratégia utilizada em muitas empresas, justamente porque é capaz de trazer muitos benefícios para a organização. Confira a seguir!

gestão de imagem

1. Aumento do comprometimento dos colaboradores

Toda empresa que almeja melhores resultado se preocupa em despertar o melhor das pessoas, não é mesmo?

Com a gestão participativa, a empresa é capaz de incentivar o comprometimento por parte do profissional, que passa a entregar com mais qualidade e também pontualidade o seu trabalho, além de contribuir com novas ideias.

Isso acontece porque, ao participar da tomada de decisão, os colaboradores se sentem parte integral da empresa, sentindo-se motivados a sempre contribuir com as melhores ideias e soluções.

2. Crescimento da companhia

Quando as pessoas são solicitadas a conceder a opinião delas a respeito dos desafios da empresa, elas sentem que o crescimento da organização também é responsabilidade delas.

Assim, trabalham com mais motivação e entusiasmo para que as mudanças necessárias sejam feitas de forma rápida e aproveitando os recursos da melhor maneira possível. Logo, a gestão participativa também tem o poder de melhorar o clima organizacional, gerando resultados positivos para todos os envolvidos no negócio.

3. Melhora da comunicação entre as áreas

Diferentemente do que acontece na gestão centralizada, em um modelo de gestão participativa a troca de informações entre as áreas é constante. Isso acontece porque as ideias precisam ser bem alinhadas, tendo como foco a melhor solução para as questões do negócio.

Nesse cenário, a gestão participativa não somente torna possível, mas também requer que a comunicação aconteça de forma integrada entre as áreas. Portanto, para que o modelo de gestão participativa tenha sucesso, é preciso que aja uma maior integração entre as áreas da empresa.

Como vimos, a gestão participativa traz diversas vantagens para a empresa, a exemplo de um maior comprometimento dos colaboradores, melhora da comunicação entre as áreas e outras vantagens que colaboram para o crescimento do negócio.

Se você gostou deste artigo sobre gestão participativa, assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *