Por que descobrir sua identidade profissional pode influenciar no sucesso da carreira?

Muitos pensam que a identidade profissional, relacionada a marca deixada que ajuda as pessoas a nos identificarem, é construída apenas com o início do mercado de trabalho e nas relações com outros profissionais. Porém, essas características são construídas desde a entrada na Universidade, projetos de pesquisas, contatos com demais profissionais da área e muito mais.

Assim, a partir de como você se mostrou dentro desse contexto de trabalho é possível definir uma identidade profissional, que pode envolver pontos positivos como paciência, dedicação, liderança, criatividade etc.) ou negativos (como desatenção, falta de ética, insegurança, inflexibilidade e correlatos.). Seja como for, essas características vão sendo moldadas aos poucos, de acordo com as experiências vividas e os aprendizados coletados.

Conseguiu perceber a importância da identidade profissional para ter uma trajetória de sucesso? Preparamos este post para falar sobre o assunto. Continue a leitura!

O que significa ter identidade profissional? 

Sabe quando você associa um ator ou atriz a um bordão utilizado por uma personagem em alguma produção? Podemos chamar isso de uma das identidades profissionais do artista, que corresponde a marca deixada para quem trabalha com ele ou simplesmente acompanha o trabalho.

Quer dizer, a identidade profissional é que torna o indivíduo único, seja por algo positivo ou negativo que tenha feito. Pense agora em um contexto de contratação dentro de uma empresa. 

Por exemplo, ambas as opções do recrutador podem ter uma formação de alto nível, mas enquanto um tem facilidade em trabalhar em equipe, o outro prefere o individualismo. Essas características contam muito na hora do recrutamento ou indicação para determinado cargo e não precisam necessariamente ter relação direta com a área de atuação ou cargo ocupado.

Qual a importância de ter identidade profissional?

Conforme mencionado, a identidade profissional contribui para que os recrutadores e colegas de trabalho conheçam você e façam uma escolha e/ou indicação mais direcionada em cargas de trabalho. 

Além disso, isso também é indispensável para o autoconhecimento profissional, já que ao saber suas características fica mais fácil entender o que precisa ser melhorado e quais os pontos fortes, por exemplo. Esse conhecimento é fundamental na hora de tomarmos uma decisão no campo profissional.

Lembre-se que passar por momentos de decisões e até os que são necessários optar por um ou outro colaborador é extremamente comum na vida profissional. Por esse motivo, a identidade profissional funciona como um indício de quem você é para facilitar na tomada de decisão e aumentar a credibilidade diante do mercado.

Como descobrir a identidade profissional?

Diante da importância desse assunto, é preciso investir tempo em métodos que contribuam para a descoberta da identidade profissional. Assim, você tem um melhor direcionamento de ações, aumenta a credibilidade com os recrutadores, não se limita nas escolhas e muitos outros benefícios.

Identifique habilidades

Pense em sua formação profissional até aqui, tente identificar os aspectos mais agradáveis e que você mais teve facilidade de lidar. Aprender com as experiências obtidas é um passo importante para que você se conheça. 

Além disso, não se limite apenas ao que já foi feito: converse com seus mentores, pesquise em sites de carreira e de discussão profissional para continuar essa descoberta. Tudo isso contribui para que você identifique suas habilidades e entenda o que mais desperta o seu interesse.

Destaque suas habilidades

Ao identificar suas habilidades é importante relacioná-las com seus objetivos e metas profissionais. Assim, você trabalha os pontos fortes para que ele seja mais perceptível e trabalha para melhorar os pontos fracos que podem afastar dos seus planos.

Por exemplo, se você futuramente quiser ser o gestor de uma empresa, mais do que falar sobre isso é preciso demonstrar sua vontade e capacidade para tal. Isso pode ocorrer ao trabalhar as principais características de um líder lidando com os membros de uma equipe, como empatia, autocrítica, saber tomar decisões, adaptabilidade etc. 

Desenvolva habilidades

É preciso deixar claro que as características que formam você não precisam necessariamente serem inatas. Muitas das mais valorizadas, como a criatividade, só existem quando exercitamos nosso cérebro para tal e temos repertório suficiente para gerar ideias inspiradoras, o que exige uma constante busca.

Assim, se você é bem-visto por ter determinada qualidade, a ponto disso ser associado como marca sua, não acha que não é necessário continuar desenvolvendo tais habilidades. Da mesma maneira, é possível se livrar ou atenuar pontos negativos quando se conhece e batalha para afastá-los. 

Nesse sentido, uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida é a comunicação, que pode auxiliar para que sua mensagem seja transmitida da maneira correta, para as pessoas corretas e no local adequado. 

Trabalhe sua rede de contatos

A rede de contatos tem um papel fundamental não apenas para direcionar seu futuro profissional a partir do que conhecem da sua identidade profissional, mas também para contribuir com o seu autoconhecimento. Isso porque, conselheiros acadêmicos, supervisores e colegas podem ajudar no desenvolvimento de suas habilidades e até no conhecimento de cada uma delas.

Assim, é importante conversar com essa rede de contatos e saber filtrar as críticas e opiniões emitidas por cada um deles. A partir disso, é possível classificar seus interesses, caminhos por onde encontrar oportunidades etc. 

Invista em capacitação

Para conseguir se preparar e desenvolver habilidades que auxiliam na construção da identidade profissional e do marketing pessoal, investir em capacitação é indispensável. Esse passo prepara você para os desafios que surgirão. 

Um exemplo disso é a pandemia do coronavírus, que pegou muitos de surpresa e exigiu capacidade de inovação e rápida adaptabilidade. Os mais preparados para o mundo digital, especialmente quem investiu em capacitação, teve mais vantagem ao lidar com esse desafio surgido.

Como você pôde perceber, a identidade profissional permite que você se destaque e abra oportunidades no mundo do trabalho que são imprescindíveis para a sua carreira. Afinal de contas, trata-se da marca transmitida para outras pessoas. Você queira ou não, ela causará uma impressão nos outros. Assim, para que essa impressão seja positiva, investir em um profissional especializado é indispensável.

Conseguiu entender a relevância do assunto? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.