liderança feminina

Liderança feminina: como ela está no Brasil?

Falar sobre liderança feminina no Brasil já deixou de ser um tabu há muitos anos. Várias pessoas, independente do gênero, já compreenderam que essa é uma discussão relevante para o cenário atual, pois as mulheres lutam cada vez mais para obter cargos que eram ocupados majoritariamente por homens e, depois de alcançarem seus objetivos, ao contrário do que muitos pensam, muitos desafios ainda são enfrentados. 

Inicialmente, vamos aos números, de acordo com o Estado de Minas 60% dos estudantes universitários são mulheres, no entanto, no Brasil, de acordo com a pesquisa da Grant Thornton IBR, apenas 19% ocupam cargos de liderança.

Diante disso, fica o questionamento, por que há tantas mulheres se qualificando, mas tão poucas ocupando os altos cargos? Provavelmente, há nesse contexto um problema que precisa ser levantado. 

É pensando nisso que trouxemos esse conteúdo. Aqui você entenderá como esta a liderança feminina no Brasil e se atualizará sobre o assunto! Boa leitura!

Qual a importância da representatividade feminina nos negócios? 

Representatividade é algo muito importante para a formação do ser humano e suas potencialidades. Desde pequenos costumamos projetar a nossa imagem em profissionais que admiramos, como empreendedores, artistas, apresentadores, vendedores, entre outros. Quanto mais próxima essa imagem é da nossa realidade, maior é a nossa capacidade de nos imaginarmos no lugar do outro.

Por exemplo, se uma criança mora em uma cidade onde há apenas médicos, provavelmente, quando ela, durante uma viagem, encontrar uma médica sentirá um impacto por ser algo novo e por ir de encontro a uma experiência que antes ela não imaginava como possível: ser atendida por uma médica.

Portanto, quando há mais mulheres atuando nos negócios, outras mulheres se inspiram e tornam essa corrente mais forte e possível. Então, se você já ocupa um cargo que ainda não há muitas mulheres na liderança, orgulhe-se, você é uma influência positiva para várias outras que buscam trilhar o mesmo caminho.

gestão de imagemPowered by Rock Convert

Quais os desafios encontrados por muitas mulheres?

Muitas mulheres, após alcançarem o cargo de liderança, deparam-se com outras questões como: 

  • conciliar família e emprego; 
  • fazer com que outros homens ouçam-na e não interrompam;
  • não ser subestimada por ser mulher; 
  • lutar pelo reconhecimento profissional;
  • ter um salário equiparado às suas funções.

Essa pequena lista nos mostra que foram bastantes conquistas, mas ainda é necessário investir muito em nossa imagem profissional, isto é, na força de nossa projeção e na projeção de nossos projetos, para que o respeito entre gêneros sejam alcançados.

Quais os impactos da liderança feminina no mercado?

Depois de toda essa análise, vamos as notícias boas. De acordo com a Época Negócios, o Brasil já entrou para a lista dos dez países com mais empresas que têm mulheres ocupando cargo de liderança. Isso acontece, pois há entre parte dos empreendimentos um movimento de melhoria, ou seja, muitos estão investindo em projetos e oportunidades que visem a igualdade entre os gêneros.

É, por isso, que esse diálogo faz-se cada vez mais importante, afinal a presença feminina em todas as áreas é muito significativo para as mulheres, para a sociedade e para as empresas que só tem a ganhar ao investir em diversidade.

Quando as mulheres ocupam lugares que são seus por direito, todas as pessoas envolvidas se modificam:

  • os homens, mesmo quando incomodados, repensam os seus lugares, os seus limites, os seus preconceitos;
  • as mulheres começam a enxergar em suas líderes espelhos positivos, influências marcantes para crescer cada vez mais;
  • o mercado é impactado pela diversidade no trabalho, pelas diferentes percepções e pela força equânime que essa ação incumbe.

Apesar de todas as conquistas, ainda é preciso muita ação para que a liderança feminina atinja o patamar ideal. O importante é informar-se e buscar apoio nas redes de fortalecimento e autodesenvolvimento!

Gostou de nosso post? Tem alguma experiência para compartilhar? Então, deixe o seu comentário e partilhe conosco e os demais leitores a sua opinião!

autoconfiança na marca pessoalPowered by Rock Convert

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *