Você sabe quais são as diferenças entre imagem profissional e reputação? Ambas compõem o branding pessoal, mas não são a mesma coisa. Para que o seu negócio possa decolar e sua marca se tornar forte no mercado, é fundamental que sua imagem como profissional seja positiva e sua reputação seja a melhor possível diante dos clientes. Com isso, sua empresa se torna mais atraente, gerando mais valorização para seus produtos e serviços.
A fim de alcançar os resultados desejados, é relevante que você conheça as diferenças entre imagem profissional e reputação e saiba sobre a importância delas para a sua carreira. Então, acompanhe nosso texto para entender mais sobre esse assunto!
O que é imagem profissional?
A imagem profissional é como as pessoas conseguem enxergar você. Quando observamos um indivíduo, geralmente analisamos suas qualidades e seus defeitos; sua forma de agir e de se comportar em reuniões sociais; seu jeito de vestir; seus gestos; sua maneira de se expressar e diversos outros detalhes que compõem a figura que estamos vendo.
Na vida profissional não é diferente. Os consumidores, assim como a concorrência, verificam cada comportamento, ressaltando não apenas o lado bom, mas também o lado negativo. É por isso que a imagem profissional deve ser a mais adequada para a sua carreira.
Por exemplo: você se sentiria seguro em usar os serviços de um advogado caso ele se comportasse de maneira inadequada em uma audiência, usando gírias e vestimentas impróprias? Provavelmente não!
Lembre-se sempre: sua imagem deve ser construída de acordo com o que você anseia que seu público veja. Por exemplo, se você quer ser visto como um profissional sério, respeitado, uma autoridade em sua área, você deve construir uma imagem que esteja de acordo com essa perspectiva.
Mantenha uma coisa em mente: quem conta a sua história é você. Assim, você deve manter a autonomia e o controle sobre esse processo durante todo o tempo. Assuma a liderança sobre sua vida e faça uma gestão de imagem eficiente.
E reputação, o que é?
Já a reputação vai além de uma boa roupa ou de colocação corporal. Ela é visada de acordo com sua forma de conduzir um negócio. A reputação está ligada mais ao caráter do profissional, em como ele atende e honra seus compromissos, entre outros aspectos.
Nesse sentido, quando as pessoas pensam sobre sua reputação, são a sua honestidade e o seu comportamento que estão sendo considerados. Se você falha ou não cumpre com algum compromisso, é sua reputação que está em jogo.
A reputação, muitas vezes, está muito mais ligada a percepção que o cliente tem diante de suas ações. Assim, mesmo que você tenha um certo controle sobre ela, o domínio está muito mais nas mãos do seu público, de forma que você pode gerenciar a sua reputação, mas não necessariamente construí-la ou ter um real controle sobre isso.
Qual a importância da reputação online?
A reputação online é extremamente importante nos dias atuais. Afinal, praticamente toda a nossa vida — pessoal e profissional — está presente no ambiente digital. Por isso é essencial zelar pela sua reputação nesse ambiente, seja para utilizá-la a seu favor, seja para prevenir problemas futuros.
Algumas dicas são fundamentais para manter uma boa reputação nesse ambiente. Veja as principais delas a seguir:
- trabalhe com inbound marketing para conseguir uma melhor reputação em diversos canais;
- explore e consolide a sua presença nas redes sociais;
- realize o monitoramento da sua reputação online, verificando se ela está mais positiva do que negativa;
- verifique também a reputação dos seus concorrentes, para identificar quais são as expectativas do público da sua área;
- analise as avaliações e comentários de seus clientes sobre a decisão de compra e se eles indicam seu negócio para retornar posteriormente;
- aprenda a solucionar os conflitos de forma eficiente, evitando responder provocações e “haters”, ou seja, pessoas que só querem espalhar ódio e sentimentos negativos.
O gerenciamento de reputação online é fundamental para conseguir melhores resultados e consolidar-se de forma positiva com seu público. Da mesma forma que se torna mais fácil propagar uma imagem positiva nesse tipo de ambiente, também é mais fácil que um problema tome grandes proporções facilmente. Assim, é necessário verificar o que está acontecendo para solucionar possíveis crises rapidamente.
Lembre-se que, em muitos casos, a sua reputação online é tudo que um novo cliente conseguirá ver da sua empresa no momento.
Quais são as principais diferenças entre imagem profissional, reputação e reputação online?
A imagem está na cabeça do público e do consumidor de uma empresa. São percepções criadas individualmente quando há um contato direto ou indireto com o profissional. Já a reputação não exige uma proximidade com a marca, na medida em que ela pode ser moldada apenas com o que é ouvido ou visto sobre algo.
Somado a isso, a reputação leva mais tempo para ser construída, pois precisa de maior consistência e intensidade. Por sua vez, a imagem é formada a partir do momento em que uma pessoa entre em contato com a empresa ou com o profissional.
Porém, quando falamos em reputação online, ainda temos uma nova variável a ser considerada: a velocidade com que as informações circulam nesse ambiente. Da mesma forma que pode ser mais acelerado conseguir construir uma reputação online, é igualmente rápido destruí-la.
Por isso, todo cuidado é pouco e é essencial você ter um acompanhamento para conseguir criar uma reputação online que seja consistente e evitar problemas que possam colocá-la em xeque ao longo do tempo.
Muitos profissionais possuem uma imagem, mas nem todos consegue alcançar a reputação que desejam, pois são processos distintos, que levam tempos diferenciados e exigem trabalhos diferentes.
A imagem pode trazer uma sensação de qualidade e eficiência. Além disso, reflete a competência do profissional e, consequentemente, a sua marca. Vale lembrar que é possível mudar a imagem conforme as necessidades da profissão.
Antes do ambiente online, a reputação, depois de consolidada, dificilmente será mudada. Por isso, é essencial dar a devida atenção para como seu negócio está sendo visto, pois uma má reputação pode ser o fim de uma carreira.
Porém, nos tempos atuais, é necessário cuidado. Pode-se demorar anos para construir uma reputação adequada, e poucos segundos com um post viralizado para derrubá-la. E para evitar isso, é fundamental estabelecer um controle preciso do que você faz no ambiente online.
O maior responsável por criar boa imagem profissional e reputação é você mesmo. Assim, cuide da sua marca e de como você é visto no mercado, de modo a colher bons frutos no futuro.
Para alavancar sua carreira, aproveite que está por aqui e continue a aprender: leia um artigo sobre como melhorar sua imagem pessoal com 5 mudanças de comportamento! Até mais!