Definir metas e objetivos para o time remoto é uma coisa nova e que ainda gera grandes dúvidas e dificuldades para aqueles que lideram uma equipe. Afinal, sem o contato direto, pode parecer difícil ou até mesmo pouco provável que as tarefas sejam realizadas, não é verdade?
Apesar do susto inicial, é preciso saber que a maioria das pessoas podem se adaptar bem ao trabalho remoto. Mesmo parecendo uma medida negativa e pouco aproveitável, a aproximação da família e a maior liberdade para trabalho são alguns dos fatores que podem ajudar a aumentar a produtividade.
Também devemos mencionar que, além desses dois grandes “benefícios”, a segurança com a saúde é outro fator que faz com que o trabalhador se sinta mais otimista e até mesmo encorajado a continuar sua prática profissional.
Sabendo de tudo isso, hoje nós falaremos sobre 4 dicas essenciais para ajudar a aplicar objetivos e metas para seus colaboradores — continue sua leitura até o final!
1.Crie um alinhamento com sua equipe
Antes de começar, é preciso gerar uma espécie de “alinhamento” com toda sua equipe. É importante mencionar que essa mudança — mesmo que compulsória — serve como uma nova maneira de trabalhar e que todos devem estar na mesma página para conseguir manter sua atividade profissional.
Novos métodos e processos surgirão ao longo do tempo, e essas mudanças além de difíceis, podem gerar dificuldade por parte dos colaboradores. Tudo isso deve ser mencionado e explicado devidamente.
Com todo mundo entendendo a importância do distanciamento social e até mesmo compreendendo que é possível trabalhar de maneira remota, é possível avançar para o planejamento.
2. Faça um planejamento realista e modesto para nova realidade
Sem planejamento, dificilmente conseguimos realizar algo grande. Resultados normalmente dependem de uma série de ações conjuntas, que, se realizadas de maneira correta, podem alavancar as vendas e criar novas oportunidades.
Por isso, não deixe de criar um novo planejamento com metas reais e plausíveis para seus colaboradores. Não se esqueça de que esse é um momento de adaptação, e, por conta disso, pode ser um pouco exagerado esperar por resultados expressivos — aposte na adaptação e procure aumentar, de acordo com o rendimento da sua equipe, as exigências e o fluxo de trabalho.
3. Utilize a metodologia SMART para criar metas
A metodologia SMART é muito famosa no mundo corporativo e serve como uma das melhores práticas dos líderes que desejam alcançar resultados expressivos em um intervalo de tempo realista.
Para quem não conhece, a palavra SMART — além de significar inteligente, em inglês — é um acrônimo para: Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Realistic (Realista) e Timely (com prazo determinado).
Ao utilizar esses 5 pontos em um único objetivo, ele se torna claro e muito mais palpável do que puramente solto. Um exemplo de meta seria: conseguir 5 novos clientes até o fim da semana seguinte.
Apesar de simples, isso é bem diferente de conseguir novos clientes. Obviamente, a técnica pode ser mais rebuscada de acordo com cada função de trabalho.
4. Encoraje o feedback e aprimore o fluxo de trabalho
Por fim, não deixe de analisar os resultados da sua equipe e sempre encoraje o feedback. Dessa forma, você consegue mensurar o que funciona e o que não funciona, o que pode ser melhorado e o que deve ser descartado para auxiliar o novo fluxo de trabalho e o potencial do seu time.
É importante manter uma linha aberta para críticas, uma vez que elas podem gerar excelentes sugestões que podem transformar completamente sua cultura empresarial e a nova maneira de como as tarefas devem ser realizadas.
Com essas 4 dicas, temos certeza de que ficou mais fácil saber como definir metas e objetivos para o time remoto. Não deixe de aplicá-las hoje mesmo para começar a colher resultados.
Gostou do post? Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!