afinal-o-que-sao-soft-skills-e-por-que-sao-tao-importantes.jpeg

Afinal, o que são soft skills e por que são tão importantes?

Para conquistar o emprego dos seus sonhos ou ter uma boa estabilidade na carreira, independentemente da sua área de atuação, é preciso oferecer diferenciais e desenvolver habilidades, tanto do ponto de vista técnico quanto do profissional. Por isso, é essencial saber o que são as soft skills e por que elas são tão valorizadas.

Poucas pessoas estão familiarizadas adequadamente com esse conceito, mas o fato é que ele vem ganhando bastante espaço no mercado e sendo cobrado por muitos contratantes e profissionais de recursos humanos. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

O que são as soft skills?

O termo “soft skills”, logicamente, deriva do inglês. Enquanto “skill” quer dizer habilidade, “soft” significa algo suave ou macio. No mundo corporativo, esse conceito diz respeito aos atributos e competências que não são diretamente técnicos para a profissão, mas que contribuem para os relacionamentos e o ambiente de trabalho.

Por conta disso, as soft skills não costumam ser exigidas de forma oficial na hora da contratação, mas são extremamente valiosas para qualquer empresa — e os contratantes sabem muito bem disso. Sendo assim, é natural que elas seam cada vez mais valorizadas nos processos de seleção, até mesmo para cargos de liderança.

Aspectos valorizados no ambiente de trabalho

Atitude positiva

Uma atitude positiva é bastante desejada no ambiente de trabalho nos dias de hoje, especialmente porque o estresse e a rotina corrida fazem parte da maioria das profissões. Assim, pessoas que conseguem se manter otimistas e lida bem com a pressão são mais valorizadas, pois sua atitude também estimula a produtividade de quem está em volta.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe também é muito importante, visto que nenhuma empresa ou organização depende apenas de uma única pessoa. Saber unir os talentos e ter boas qualidades de comunicação, portanto, é imprescindível na atualidade, sobretudo em função da grande competitividade do mercado de hoje.

Resolução de problemas

Todo mundo conhece algum profissional que simplesmente “empurra” os problemas para os outros ou gosta de “varrer a sujeita para baixo do tapete”, não é verdade? Pois os gestores estão atentos a essas pessoas e valorizam muito mais indivíduos proativos e que, efetivamente, resolvem os problemas que surgem.

Como desenvolver as soft skills?

Muita gente acredita que as soft skills são características natas. Embora isso tenha uma parcela de verdade, existem atributos que podem ser desenvolvidos com o tempo. O primeiro passo para isso é investir no autoconhecimento, até mesmo para descobrir seus pontos fortes e o que deve ser aprimorado.

Também é muito importante saber gerenciar bem o seu tempo, para se organizar e poder melhorar as suas falhas. Invista no seu poder de comunicação, abra a sua mente para novas aventuras e considere contar com ajuda profissional, como um coach — que poderá direcionar os seus esforços para que você seja mais eficiente!

Como você pôde ver, contar com profissionais dotados de soft skills é um desejo cada vez maior do mercado de trabalho!

E agora, se preparou para desenvolver suas soft skills? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então que tal assinar gratuitamente a nossa newsletter?

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *