O planejamento financeiro é extremamente importante para profissionais liberais. Com uma fonte de renda variável, é imprescindível ficar atento para o futuro e compreender que nem todos os ganhos devem ser realocados ou utilizados de maneira inconsequente.
A estabilidade financeira pode ser atingida quando há um mínimo de planejamento financeiro e de dedicação com as finanças. Por isso, é essencial ficar de olho nos ganhos, gastos e principalmente nos valores que estão sendo mantidos para momentos mais difíceis.
Neste post, falaremos como você pode se planejar de maneira prática para não passar por grandes turbulências no “setor econômico” da sua vida. Quer saber mais? Continue sua leitura até o final!
Anote todos os seus gastos
O primeiro passo para tomar controle do seu dinheiro é entender para onde ele está indo todos os meses. Para isso, é preciso anotar todos os gastos que acontecem no mês. Apesar de a tarefa parecer desgastante, ela é a única capaz de garantir clareza sobre suas ações com as finanças.
Antes de se desesperar, entenda que hoje existem inúmeros aplicativos que fazem o trabalho com alguns cliques (ou toques na tela). Eles são práticos e bem fáceis de utilizar, e um ponto positivo é que você pode organizar seus gastos em categorias, como alimentação, cuidados pessoais, lazer, compras no mercado e assim por diante.
Para quem se sente sobrecarregado com essa opção, comece com um simples documento de texto no seu computador ou pedaço de papel e anote todos os seus principais gastos essenciais, como aluguel, condomínio, conta de luz e demais despesas importantes.
Com essas informações fica mais fácil ter uma ideia do dinheiro necessário para permanecer “funcionando” sem grandes problemas e do que pode ser eliminado para facilitar a criação de uma reserva financeira.
Tenha uma planilha de organização financeira
Depois de ter todos os seus gastos devidamente organizados, chegou a hora de colocá-los em algum lugar. A maior parte das pessoas utilizam planilhas em algum software especializado. O excel é o mais famoso deles, mas o Google Planilhas é uma versão totalmente gratuita e igualmente poderosa.
Nesse documento, você deverá colocar suas despesas e principalmente os seus ganhos que acontecem diariamente, semanalmente, mensalmente ou de maneira recorrente. Isso ajudará a dar uma ideia da sua receita dentro de curto, médio e longo prazo.
Observando modificações nos seus ganhos, é essencial criar alterações e começar a realocar seu dinheiro para sua reserva ou criar cortes no seu orçamento. A ideia é ter sempre uma visão em tempo real da sua renda, e em seguida, tomar decisões adequadas para se manter com segurança.
Crie metas realistas para seu futuro
Por fim, não adianta se planejar e não ter metas para o futuro. A principal e mais importante meta para estabilidade financeira de qualquer pessoa é a criação de uma reserva que garanta a cobertura de pelo menos 3 meses de “funcionamento”.
Isso significa que você deve juntar um montante para conseguir permanecer com todas as despesas pagas por pelo menos um trimestre. No entanto para profissionais liberais esse objetivo pode aumentar ainda mais para seis meses (que é o recomendado) ou até mesmo um ano, a depender da volatilidade da sua atividade.
Após a conquista desse objetivo, procure outras formas de manter seu dinheiro trabalhando para você, com investimentos inteligentes ou outras abordagens que realmente garantam sua sobrevivência e qualidade de vida para os próximos anos.
Atingir todos esses objetivos é perfeitamente possível, desde que haja todo esse planejamento financeiro que acabamos de mencionar, a diferença é que ele pode levar mais ou menos tempo de acordo com seus ganhos, que, inclusive, podem aumentar se houverem medidas para aumentar o número de clientes ao longo do tempo.
Se deseja saber mais sobre planejamento e gestão de carreira, baixe nosso ebook gratuitamente.
Gostou do post? Comente abaixo sua opinião sobre o tema!