Saiba quais as 3 profissões em alta no futuro e como escolher

O mercado de trabalho, assim como os mais diversos segmentos da sociedade, está em constante evolução, oferecendo melhores oportunidades para quem contar com as habilidades mais procuradas em cada época. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando quais são as 3 profissões em alta no futuro e como escolher.

Naturalmente, boa parte dos cargos e posições em evidência nos próximos anos parecem estar relacionados com temas de tecnologia e sustentabilidade, tendo em vista que são aspectos cada vez mais presentes e que vêm fazendo com que muita gente pense até em mudar de carreira. Continue sua leitura e surpreenda-se!

1. Profissionais de Big Data

O termo Big Data está relacionado com o imenso volume de dados que são produzidos na internet todos os dias. Isso, na realidade, é um incrível ativo quando bem explorado, o que vem fazendo com que empresas de diversos segmentos, especialmente de tecnologia, busquem maneiras de minerar melhor suas fontes e transformar isso em lucratividade.

Nesse contexto, contar com profissionais de Big Data será imprescindível. Eles serão capazes de selecionar informações para serem trabalhadas, analisadas e transformadas em materiais estratégicos, tanto de sistemas internos quanto externos. Com isso, pode oferecer feedbacks valiosos, criar insights profundos, entender tendências do consumidor e muito mais.

2. Facilitador de TI

Ainda ficando na seara da tecnologia e da sua presença cada vez maior em nossa sociedade, vale ressaltar que outra das profissões em alta no futuro é a do facilitador de TI. A sua função principal é a de explorar as novas tendências digitais, usando as informações obtidas para construir plataformas que concedam mais autonomia para os usuários.

gestão de imagem

Para atuar nesse ofício, será preciso ter algumas habilidades e pontos fortes, além de ser desejável algum tipo de formação técnica relacionada à área de Tecnologia da Informação. Outro aspecto que pode ajudar a ter sucesso na área é contar com competências de liderança, pois empresas e marcas de maior porte, provavelmente, terão uma equipe para o serviço.

3. Gestor de Resíduos

Na mesma medida que a presença da tecnologia avança em nossa sociedade, a preocupação com os impactos ao meio ambiente vem crescendo, gerando todo um novo mercado para profissionais ligados à sustentabilidade. De uma maneira resumida, é exatamente isso que faz o gestor de resíduos, uma vez que ele contribui com a proteção da natureza. 

Como boa parte das populações está aumentando em número de habitantes, inclusive no Brasil, isso gera uma tremenda demanda para o tratamento de lixo, o que faz disparar a procura por especialista em lidar com restos e escórias, especialmente sólidas. Por ser uma área multidisciplinar, engloba engenheiros, químicos, tecnólogos e assim por diante.

Como você pôde ver, as profissões em alta no futuro podem oferecer boas oportunidades e devem garantir excelentes remunerações. Por isso, se você estiver insatisfeito, é a hora certa para pensar em mudar de carreira e começar a se planejar.

Gostou de conhecer as profissões em alta no futuro? Então, que tal conferir nosso post que fala sobre a alta performance profissional?

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *