transicao-de-carreira-na-era-digital-o-que-mudou.jpeg

Transição de carreira na era digital: o que mudou?

A transição de carreira na era digital se tornou mais fácil e extremamente atrativa para aquelas pessoas que desejam mudar de vida e, efetivamente, seguir os seus sonhos, sejam eles financeiros, sejam eles de satisfação pessoal.

Hoje, já não precisamos começar do zero em uma nova indústria, tendo que iniciar pelos cargos mais baixos e, até mesmo, levando anos para conseguir uma boa função que seja capaz de render bons dividendos.

Com o auxílio da internet, podemos demonstrar nosso serviço e criar novas oportunidades de maneira praticamente instantânea — desde que saibamos o que, quando e como fazer.

Neste texto, falaremos como a transição de carreira mudou e como as oportunidades para o futuro são extremamente promissoras para quem permanece antenado. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Compreenda as principais diferenças da era moderna

Há alguns anos, ter uma carreira significava passar boa parte da vida realizando um único trabalho. Em muitos casos, a pessoa se mantinha em um emprego estável e permanecia na mesma função por praticamente toda a vida.

O problema é que, com a popularização e a melhora contínua da internet, isso mudou. A informação passou a ser propagada de maneira instantânea e a tecnologia fez com que inúmeras tarefas também pudessem ser realizadas com um estalar de dedos.

Para muitas pessoas, isso foi um verdadeiro terror, uma vez que suas funções se tornaram obsoletas. Para outras, surgiram inúmeras oportunidades que se tornaram extremamente atrativas.

O ponto fundamental para entender é que, durante essa mudança, nunca foi tão importante permanecer atento ao mercado de trabalho e, principalmente, às novas tendências e novidades que circundam sua vida profissional.

A atualização constante sobre os conhecimentos acerca de uma profissão e a ampliação da atuação se tornaram mais do que simples técnicas para o reposicionamento profissional. Elas se tornaram um requisito para conseguir sobreviver à concorrência.

As redes sociais que muitos usam para se divertir se tornaram um verdadeiro cartão de visitas e uma fábrica de oportunidades. Ademais, as ferramentas de buscas se transformaram em uma verdadeira fonte de informação para quem deseja trabalhar em outra área ou conseguir uma melhor estabilidade financeira.

Além disso, não podemos esquecer que, hoje, é possível pesquisar oportunidades de emprego em qualquer lugar do país (e do mundo), conhecendo salários, benefícios, demandas e uma série de outras informações que não conseguiríamos com tanta facilidade há 20 anos.

Veja como lidar com a tecnologia e com essas novas oportunidades na era digital

Para quem não sabe o que fazer neste período contemporâneo, informamos que não é tão difícil se manter antenado.

O primeiro passo é entender que, atualmente, o profissional é visto de diversos ângulos diferentes. Além da sua formação acadêmica, sua experiência profissional e, principalmente, seus resultados são os dados que mais importam para o contratante.

Saber o que é personal branding e conseguir se gerenciar como uma “empresa de um homem só” é um diferencial que atrai as grandes companhias, que, hoje, buscam por pessoas capacitadas e com grande potencial de transformação.

gestão de imagem

Em termos práticos, isso significa que você deve ter uma presença digital e participar ativamente da “conversa” em torno da sua profissão ou do seu nicho. O networking é, hoje, uma peça central de quem deseja fazer a transição de carreira e ter sucesso no mundo empresarial.

Se você deseja ir ainda mais longe e destacar-se mais, entenda que a produção de conteúdo para a web é a melhor maneira de as pessoas conhecerem mais sobre você, sobre suas qualificações e, até mesmo, sobre os seus resultados — tudo aquilo que mencionamos acima.

O marketing digital se mostra, a cada dia, uma das melhores maneiras para se tornar uma autoridade sobre determinado assunto ou mercado, e os resultados normalmente envolvem uma excelente liberdade para aqueles que fazem esse trabalho extra.

Saiba o que fazer na prática

Na prática, o profissional que busca a transição de carreira deve conseguir vencer, a princípio, os desafios profissionais que são impostos a todos aqueles que estão ativos no mercado de trabalho.

Ter uma mentalidade que envolva a criação de metas e objetivos e a delimitação do ambiente doméstico em relação ao mundo corporativo é um bom começo para não cair nas antigas armadilhas do tradicional workaholic.

Em seguida, a busca por informações aprofundadas sobre sua nova função e sobre oportunidades deve acontecer de forma intensa. Para quem é realmente sério, além de uma busca na internet, recomendamos o networking com outros profissionais que já estão trabalhando no seu cargo de interesse.

As redes sociais, como o LinkedIn, podem ajudar na difícil tarefa de se comunicar com essas pessoas, além de também serem uma excelente ferramenta para a busca de novas vagas.

Observando a viabilidade da mudança de carreira, sugerimos o aperfeiçoamento das suas habilidades e as competências profissionais. Novos cursos de extensão e um novo investimento em conhecimento, certamente, são necessários para quem quer mudar de carreira.

Durante esse período de ampliação da atividade profissional, recomendamos que você permaneça no seu emprego e com sua estabilidade financeira. Caminhe aos poucos e sempre procure — preferencialmente — uma nova atividade que esteja relacionada com o seu trabalho atual.

Isso faz com que as pessoas reconheçam sua experiência e entendam a sua transição. Sem contar que, com o networking, as pessoas já saberão da sua competência e haverá confiabilidade com o novo trabalho que você deseja efetuar.

O momento ideal da transição acontecerá diante do encontro das novas oportunidades com a recompensa financeira que for suficiente para o desempenho de uma nova função.

Participar de eventos, tornar-se voluntário, ou, até mesmo, demonstrar projetos pessoais é uma excelente maneira de caminhar, aos poucos, para essa nova etapa, que, de certo modo, é o objetivo de todo profissional atual que deseja alcançar o destaque no mundo empresarial.

Se você tem problemas para se organizar, saiba que um coaching de carreira pode ser uma ótima escolha para ordenar as motivações e ambições em um plano eficaz para o seu futuro.

Nós, da PD Gestão de Imagem e Carreira, somos especialistas no assunto e, diariamente, ajudamos profissionais a conseguirem melhores cargos e oportunidades na sua vida profissional.

Temos um amplo portfólio com cases de sucesso e convidamos você a saber um pouco mais sobre nossa filosofia e sobre o método de trabalho. Ficou interessado em conhecer mais? Entre em contato conosco e entenda como a transição de carreira na era digital pode ser viável para o seu caso!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *