O que é abrir um MEI e quem se enquadra nessa condição?

Para aqueles que pensam em dar o próximo passo na carreira, abrir um MEI pode ser uma estratégia interessante. Ao se tornar Pessoa Jurídica, você ganha inúmeros benefícios como facilidade para linhas de crédito, tributação mais em conta e até mesmo possibilidades de contratação de um funcionário.

O Microempreendedor Individual também tem alguns benefícios trabalhistas como contribuição para previdência e direito auxílio-doença e auxílio-maternidade. As possibilidades são grandes e, para quem tem o sonho de empreender, essa é a forma mais barata e mais segura de começar.

Abaixo, falaremos mais sobre quem pode se tornar MEI e quais são os principais requisitos, obrigações e benefícios que fazem parte dessa figura jurídica. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Quem se enquadra como MEI?

A princípio, o MEI foi criado para tirar milhões de trabalhadores da informalidade. Centenas de profissões não são regulamentadas e, por conta disso, muitos desses profissionais trabalhavam de forma autônoma sem ter nenhum tipo de amparo ou facilidade para exercer sua atividade profissional.

Criado em 2009, o MEI foi capaz de dar autonomia para as pessoas empreenderem enquanto ainda se sentem seguras com suas contribuições para aposentadoria. Os benefícios são bons e podem dar aquela sustentação para os próximos passos da empresa, se esse for realmente o objetivo do microempresário. 

Para se enquadrar no MEI, é preciso estar dentro desses requisitos:

  • O interessado não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  • Tem que ser maior de 18 anos;
  • Ter faturamento anual de até 81 mil reais (ou R$6.750 por mês).
  • Ter atividade profissional cadastrada no CNAE;

Tirando esses requisitos básicos, é importante dizer que o MEI não pode contratar mais de 1 funcionário. Cumprindo essas obrigações, você pode se tornar microempreendedor individual sem nenhum problema.

Quem tem mais interesse e deseja abrir seu cadastro como Microempreendedor Individual, basta visitar o site do Portal do Empreendedor, do Governo Federal para dar início ao processo.

Quais as vantagens de se tornar Microempreendedor Individual?

Como mencionamos até aqui, o MEI partilha de algumas vantagens que são únicas e que podem facilitar muito a carreira e a tranquilidade daqueles que desejam iniciar no empreendedorismo de forma mais barata.

Se tratando de custos, essa é a Pessoa Jurídica com menor tributação. Muitos dos tributos são fixados e todo o regime tributário está pautado no Simples Nacional. Parte dos valores desses impostos são destinados a previdência social, servindo como contribuição para a aposentadoria.

Além desses fatores e dos benefícios trabalhistas já mencionados, o MEI também acaba se profissionalizando ao longo do tempo, podendo emitir Nota Fiscal e fornecer diferentes métodos de pagamento (como cartão de crédito e débito, por exemplo), dois fatores que podem mudar bastante a percepção da clientela e até mesmo as possibilidades para crescimento.

Lembrando que para manter todos esses benefícios, é fundamental manter-se dentro dos requisitos que mencionamos acima. A quebra do limite de faturamento, por exemplo, pode ocasionar no desenquadramento do MEI, o que pode gerar problemas com o fisco e até mesmo no funcionamento do seu negócio.

Esperamos que esta postagem tenha ajudado a esclarecer o que é abrir um MEI e desejamos muito sucesso para todos aqueles que estão prestes a começar sua jornada empreendedora.

Gostou da postagem? Deixe um comentário abaixo!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.