Nem sempre as pessoas se dão conta, mas a trajetória profissional se inicia desde a entrada em um curso superior ou qualquer outra forma de capacitação. Afinal, isso consiste nas escolhas de caminhos a serem seguidos, como área de atuação, rede de networking, aprendizado no assunto e muito mais.
No entanto, se escolher qual caminho de trabalho seguir é difícil quando se é jovem, saber como fazer escolhas eficientes e acertadas, capazes de levar você para a trajetória profissional de sucesso desejada, é mais desafiante ainda.
Seja como for, a trajetória profissional, o que inclui erros e acertos, é o que pode guiá-lo aos objetivos e metas estipuladas, desde que bem conduzida. Pensando em ajudar nessa missão, preparamos este post. Confira!
O que é a trajetória profissional?
Conforme mencionado, todos os passos dados rumo a um objetivo no trabalho compõem a chamada trajetória profissional, mesmo que ainda não exista inserção no mercado de trabalho.
Esses passos incluem a escolha dos cursos capacitivos, os colegas da área que você construiu e interagiu ao longo do processo, as abdicações de momentos de lazer para se dedicar ao trabalho e a especialização, os riscos que foram corridos para que houvesse uma mudança de emprego etc.
Todas essas decisões tomadas, sejam conscientes ou inconscientes, direcionadas a uma mudança ou uma permanência na zona de conforto, influenciam no seu futuro profissional e no que pode ser colhido posteriormente.
Como contar a trajetória profissional de forma persuasiva?
Você já ouviu a expressão ‘’quem vê close, não vê corre’’? Ela resume bem o fato de que nem todos conseguem enxergar os passos que você trilhou para subir no cargo e encontrar melhores oportunidades profissionais.
Ainda assim, é importante que você tenha consciência da sua trajetória profissional para além de ganhar impulso rumo à conquista dos seus objetivos, conseguir descrevê-la de forma eficiente no currículo. Desse modo, é possível chamar mais atenção no processo seletivo.
Para isso, dois questionamentos principais ajudam a definir como essa trajetória pode ser contada e até continuar sendo percorrida:
- O que falta para você conquistar seus objetivos e metas profissionais?
- Quais benefícios os próximos passos pretendidos trazem para a sua carreira?
Ao encontrar essas respostas fica mais fácil realizar um planejamento sistemático do que deve ser feito de agora em diante e de como o caminho traçado até então trouxe você ao patamar atual. Além disso, também é possível entender os seus pontos fortes e fracos e quais foram as suas maiores conquistas.
Como utilizar a sua trajetória profissional a seu favor?
Existem muitas outras dicas válidas para utilizar a trajetória profissional a seu favor, como:
- reconheça e evidencie suas experiências;
- demonstre seu desenvolvimento e aprendizado ao longo dos erros e acertos cometidos;
- liste as atividades que mais gosta de desempenhar;
- pesquise sobre o nicho em que pretende atuar e descreva a sua trajetória com base nele;
- analise as suas competências atuais.
Percebeu como é importante entender e respeitar a trajetória profissional para saber contá-la de modo convincente, seja na entrevista de emprego ou no currículo? Assim, lembre-se de contextualizar os seus passos dados e de valorizar também as experiências fora da área, que também contribuem para a evolução.
Para que você se aprofunde no assunto, confira o nosso artigo sobre gestão de marca pessoal e saiba como utilizar isso estrategicamente!