Qual a importância da autoavaliação profissional? Entenda!

Em um mercado tão competitivo como o dos dias atuais, conhecer as nossas deficiências e avaliar os nossos pontos fortes é uma ação imprescindível para atingir as melhores posições e conquistar o sucesso que tanto almejamos. Por isso mesmo, você não pode deixar de conhecer a importância da autoavaliação profissional.

Embora essa possa ser uma ferramenta extremamente útil, independentemente do segmento de atuação da pessoa, muita gente sequer conhece esse conceito e não sabe como é simples aplicar os benefícios dessas informações na prática. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Afinal, o que é a autoavaliação profissional?

A autoavaliação profissional é um exercício de reflexão que você pode (e deve) fazer e diz respeito não apenas à sua carreira, mas também às suas próprias características e ao modo como as escolhas que você fez o conduziram até o momento atual. Em suma, trata-se de ter um olhar crítico sobre nós mesmos e nossa atuação.

Mais do que ampliar o autoconhecimento, ela consiste em cruzar as informações descobertas com outros elementos relevantes, como a situação do mercado, as possibilidades em aberto e as suas expectativas. Essa é também, logicamente, uma oportunidade de reconhecer defeitos e entender o que pode ser feito para melhorá-los.

O que a autoavaliação profissional permite conhecer?

Uma autoavaliação profissional sincera e bem-feita permite conhecer muitas coisas. Essa reflexão a respeito de nós mesmos é uma ação extremamente válida e contribui para perceber como você lidou e está lidando com o seu posicionamento no mercado, o seu networking, as suas reações corporativas, os seus estudos e assim por diante.

Mais do que tudo, é uma ferramenta que ajuda a descobrir onde nós estamos em relação ao ponto ao qual queremos chegar. Dessa forma, você pode ganhar conhecimentos que demonstrarão quais são as competências que devem ser lapidadas e ainda poderá evitar que os erros do passado sejam cometidos novamente.

Quando fazer uma autoavaliação profissional?

A autoavaliação deve ser feita sempre que possível, pois, da mesma maneira que ela pode fazer com que um iniciante galgue um caminho mais preciso, também pode possibilitar que um veterano reavalie seus posicionamentos ou até cogite uma transição de carreira. No entanto, isso é ainda mais recomendável em alguns momentos. 

Caso você esteja insatisfeito com a sua função ou sentindo que não está extraindo tudo o que você pode do seu potencial, reavaliar é imprescindível. Compreender melhor a realidade que o envolve, em todos os aspectos da sua rotina, é justamente o que pode indicar o trajeto mais adequado, de acordo com seus anseios e com as demandas pessoais.

Como você pôde ver, uma autoavaliação profissional pode ser muito importante para a carreira de qualquer pessoa. É interessante contar com a ajuda especializada de um coaching, pois ele pode agir como um verdadeiro agente transformador.

Gostou de aprender um pouco mais sobre a importância de fazer uma autoavaliação profissional? Ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua sugestão? Então, não perca mais tempo e deixe um comentário aqui no post!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.