Passo a passo: aprenda como criar a sua identidade profissional

A identidade profissional é um fator de diferenciação no mercado de trabalho. De forma semelhante ao branding, essa é a característica que faz com que as outras pessoas e até mesmo empresas reconheçam sua atividade profissional de maneira imediata.

Conseguir instaurar essa identidade não é tão difícil quanto você pode imaginar. Na verdade, tudo o que você faz e a maneira como você trabalha, ajuda a fazer com que as pessoas lembrem e te identifiquem como uma autoridade na sua área de atuação.

Nesta postagem, falaremos com um pouco mais de profundidade como intensificar essas características e reforçar ainda mais uma imagem positiva para todos aqueles que procuram pelos seus serviços. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Mostre seus diferenciais e crie sua identidade profissional

Pense na última vez que você encontrou um excelente profissional. Certamente você deve ter visto algumas características que chamaram sua atenção, como prestatividade, pontualidade e domínio sobre a tarefa que deveria ser concluída.

Cada um desses pontos são diferenciais que fazem com que o profissional se destaque no mercado. E, se você teve uma boa experiência, certamente se lembrará e terá aquela excelente opção como a primeira alternativa para solucionar seu problema.

O fato é que cada uma dessas qualidades ajudam a construir uma identidade profissional de respeito. Adicione a esses fatores a pontualidade e outros pormenores e certamente nós teremos os ingredientes perfeitos para a criação de uma carreira de destaque e sucesso no mercado de trabalho.

Portanto, sua tarefa para se destacar, basicamente consiste na busca da excelência do seu ofício. Tratar as pessoas com carinho e atenção, ser solícito, buscar soluções de maneira imediata e sempre ser proativo são algumas das maneiras de deixar uma boa marca pessoal que ultrapassa qualquer certificado ou qualificação profissional.

gestão de imagem

Defina sua missão e valores

Além dos diferenciais que abordamos, os melhores profissionais sempre possuem um senso de missão. Esse ímpeto normalmente está relacionado com o prazer da atividade que eles exercem, uma vez que é praticamente impossível se destacar não gostando do seu próprio trabalho.

Com frequência vemos que grandes profissionais buscam melhorar as vidas das pessoas, não importando sua área de atuação. Um fisioterapeuta, por exemplo, sente que seu propósito é devolver a autonomia de um indivíduo lesionado, enquanto um médico, sabe que seu dever é curar e afastar doenças das pessoas.

O mesmo vale para qualquer outra área: administradores entendem que sua função é manter a saúde financeira de uma empresa enquanto alavanca seus resultados e contadores compreendem que seu rigor nas questões tributárias são verdadeiros diferenciais para grandes empresas emergirem.

Não importa qual seja seu ramo, é imprescindível demonstrar esse desejo e prazer para seus clientes. Atribuir a eles valores como honestidade e transparência só ajuda a agregar ainda mais valor ao seu tempo e a sua profissão e, por isso, é interessante contar com esses pontos para conseguir fortalecer ainda mais sua imagem.

Todos esses pontos que mencionamos aqui devem ser trabalhados de maneira rigorosa e constante. Quanto mais proficiente você for, mais fortalecida será sua identidade profissional e consequentemente seu reconhecimento no seu mercado. Por isso, não deixe de levar esses detalhes em consideração no momento da construção da sua carreira.

Profissionais que não se preocupam com esses fatores costumam ter crise de identidade profissional por não encontrarem reconhecimento nos seus esforços. Portanto, aprenda a se destacar e alavanque seus resultados com essas boas práticas.

Gostou do post? Sugerimos uma leitura complementar sobre identidade profissional — amplie seus conhecimentos e saia na frente da concorrência!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *