Descobrir o propósito de vida profissional é o que muitos chamam de “ponto da virada”. Essa é a fase onde o trabalho deixa de ser um simples meio de subsistência e se torna uma missão de vida, capaz de transformar a sua e a de todos aqueles que estão envolvidos com sua função (incluindo clientes e demais admiradores).
Apesar de parecer bonito na teoria, alcançar ou até mesmo descobrir esse propósito exige bastante reflexão. Apostar no autoconhecimento se torna uma necessidade e, além disso, é preciso avaliar sua própria visão de mundo e dos impactos que seu trabalho gera na sociedade.
É importante dizer que não importa qual seja seu posto de trabalho ou até mesmo conta bancária, todos exercem um papel positivo, desde que saibam o que estão fazendo e para qual finalidade.
Mais a frente, falaremos mais sobre como você pode descobrir seu propósito profissional, atingir o bem-estar e conseguir saltos ainda maiores na carreira. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Exercite seu autoconhecimento
Sem autoconhecimento é praticamente impossível alcançar qualquer tipo de propósito em nossas vidas. Sempre é preciso tirar um tempo para refletir naquilo que estamos fazendo e, principalmente, como nos sentimos.
No trabalho, em especial, é interessante ficar de olho no prazer das atividades ou até mesmo na felicidade ao longo da semana ou dos meses. Todos esses são sinais importantes sobre sua missão e propósito na sua carreira, portanto, faça uma autoanálise realista e sempre voltada para seus grandes sonhos — eles normalmente guardam o que há de melhor em você.
Reconheça seus limites como profissional
Toda e qualquer profissão apresenta algum tipo de limitação. Algumas vezes não conseguimos o impacto que gostaríamos como um diretor geral, mas podemos ter ainda mais liberdade e contato com o público como vendedor. E quem pode dizer que um vendedor não impacta positivamente seus clientes? Muitos trocam de marcas ou até de estilo de vida por conta de um produto que eles não conheciam.
Tudo isso faz com que nós realmente passemos a pensar naquilo que realmente importa. O Job Crafting é um bom exercício que agrega a autoanálise aos impactos do seu trabalho em outras pessoas, então vale a pena refletir ainda mais sobre o assunto.
Tenha paciência durante sua busca
Nós estamos acostumados com histórias de sucesso. Muitas delas mostram grandes avanços em um curto espaço de tempo, mas o que não vemos é que, na maioria dessas histórias, as pessoas levaram anos para começar ou até mesmo chegar a determinadas conclusões.
Isso é um sinal claro de que não existe um “milagre” com relação à busca do seu propósito, especialmente quando falamos de vida profissional. Tudo leva algum tempo e, por mais que duvidemos, cada pessoa chega a sua própria conclusão em momentos distintos. Por isso, não desista ou se desmotive durante sua busca.
Perceba como as pessoas reagem ao seu trabalho
Uma das melhores maneiras de perceber seu propósito de vida profissional é observando seus clientes. Eles ficam realmente felizes com o que você faz? Qual é a reação deles quando você consegue resolver problemas?
Fazendo esse exercício, você perceberá rapidamente que a qualidade do seu serviço está diretamente ligada ao seu entusiasmo, prazer e até mesmo vontade de ajudar aqueles que estão procurando por uma solução.
Por isso, não deixe de observar aquelas pessoas que são mais impactadas pelo seu trabalho. Afinal, são elas que estão pagando, e é bem provável que elas tenham algumas das melhores opiniões sobre seu rendimento, ou até mesmo aptidão.
Outra dica extra consiste na contratação de coaches especializados em carreira: esse apoio leva em conta suas emoções, particularidades e até mesmo habilidades para fazer uma análise do seu propósito de vida profissional. Inclusive, caso você sinta que está em uma área que não combina com você, são eles os mais apropriados para auxiliar na sua transição de carreira, outro assunto que também deve ser do seu interesse.
Gostou do post? Que tal agora saber mais sobre como o coach ajuda no gerenciamento da sua carreira? Você não vai se arrepender!