Saiba como receber feedbacks verdadeiros da sua equipe de liderados

Dar e receber feedbacks é fundamental para o desenvolvimento de líderes e também de seus liderados. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível reconhecer pontos positivos e também aqueles que precisam melhorar.

Assim, no decorrer de uma carreira profissional, esse processo deve ser visto como algo natural e que faz parte do desenvolvimento de qualquer profissional.

Nesse cenário, saber lidar com os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, é essencial para a construção de uma liderança sólida e também eficaz.

Ficou curioso e quer saber como receber feedbacks verdadeiros da sua equipe de liderados? Então, continue a leitura!

Ensine a forma correta de fazer uma avaliação

A avaliação de desempenho é uma forma bastante eficiente de dar e receber feedbacks dentro de uma organização. Assim, é preciso orientar o time para que eles sejam capazes de fazer a avaliação da liderança levando importantes questões em consideração, como capacidade de comunicação do líder, empatia, capacidade de resolver problemas e mediar conflitos, entre outras questões.

Aprenda a lidar com as informações

A depender do tamanho da empresa, o número de subordinados pode ser bem alto, e isso também reflete no número de informações que você recebe todos os dias.

Por isso, ser seletivo e lidar com a comunicação de forma eficiente, evitando informações não oficiais, é fundamental para se alcançar o sucesso.

Além disso, é preciso checar as informações e verificar se as circunstâncias relatadas de fato aconteceram.

gestão de imagem

Não leve para o lado pessoal

Aceitar um feedback negativo, principalmente vindo dos subordinados, pode ser algo bastante desafiador, não é mesmo?

Assim, a melhor maneira de lidar com essa situação é procurar ser maduro para entender o retorno oferecido, propondo-se a fazer os ajustes necessários, e também não levar as questões para o lado pessoal.

Isso inclusive evita transtornos como perseguições, o que afeta de forma bastante negativa o clima organizacional na empresa. Logo, absorva o que fizer sentido e entenda que não é algo pessoal.

Esteja receptivo

Estar aberto para receber feedback é imprescindível para que você possa se desenvolver enquanto líder. Esse pode não ser um processo fácil para muitas pessoas. No entanto, tendo em mente que todos estamos em constante aprendizado, fica mais fácil superar essa barreira.

Lembre-se de manter o diálogo com todos, a fim de alinhar a comunicação e evitar ruídos que possam comprometer o desempenho de todos.

Faça todas as anotações

Por fim, anotar os feedbacks positivos e negativos da sua equipe permitirá que você reflita com mais calma a respeito das situações e atitudes relatadas. Com isso, ficará mais fácil traçar um plano de ação para melhorar a sua postura ou desempenho, o que traz vantagens para você e para a sua equipe.

Como vimos, receber feedbacks é algo extremamente necessário para o desenvolvimento do líder. Logo, estar aberto para fazer uma autoanálise após o recebimento do feedback e se comprometer a realizar as mudanças necessárias é indispensável para que você se torne um líder cada vez melhor.

Se você gostou deste artigo sobre receber feedbacks, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *