foto-mulhres-juntas-analisando-técnicas-de-gerenciamento-de-tempo

7 técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder

A vida da grande maioria das pessoas dos dias de hoje é extremamente atribulada e, eventualmente, não tempos horários disponíveis para aperfeiçoar os nossos conhecimentos, curtir a família ou simplesmente descansar o suficiente. Por isso, aprender algumas técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder pode ser fundamental.

Quando você tem outros profissionais sob o seu comando, é preciso estar disponível para eles em diversos aspectos, dando um exemplo positivo e estando sempre pronto para resolver os desafios que surgirem no horizonte. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue lendo o conteúdo de hoje!

1. Método Getting Things Done

O Método Getting Things Done, também conhecido pela sua sigla GTD, pode ser traduzido como “Deixando as Coisas Prontas” ou algo do tipo. Na prática, ele consiste no uso de algumas estratégias para não procrastinar e resolver logo as pendências da rotina. Para isso, é preciso de um pouco de planejamento, além de estabelecer objetivos e traçar seus passos.

São cinco etapas, que consistem em recolher (anotar as atividades a serem feitas); processar (estipular prioridades e delegar tarefas); organizar (usar agendas ou ferramentas de tecnologia para definir prazos); executar (fazer efetivamente o que foi proposto) e rever (detectar falhas e eliminar dificuldades para que não tornem a se repetir no futuro). 

2- Método Pomodoro

Definitivamente, o método Pomodoro é um dos mais conhecidos dessa lista e ganhou muita popularidade nos últimos tempos, sobretudo por alunos universitários que tinham dificuldades em estudar todas as matérias e manter a motivação. No entanto, a técnica é perfeitamente aplicável por que já se encontra inserido no mercado de trabalho, inclusive por um líder.

A ideia é fazer uma lista do que precisa ser realizado e depois marcar 25 minutos em um cronômetro. Assim que o período determinado acabar, é obrigatório fazer uma pausa de 5 minutos, usando esse momento para fazer algo agradável. Depois de 4 ciclos, é preciso dar uma parada maior, de 30 minutos. É uma boa tática para manter a concentração e o ânimo.

3- Método Kanban

O método Kanban é mais uma das técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder que pode ser muito útil para sua rotina. Ao contrário dos exemplos anteriores, ela é mais comumente utilizada no universo empresarial, embora seja apenas uma maneira de conseguir um melhor planejamento para o seu dia.

A ideia é agrupar tarefas em um quadro, que é posteriormente dividido em listas. Isso pode ser feito de formal manual ou por uma solução em tecnologia, como um software. Muitas pessoas utilizam cartões e vão transferindo-os de acordo com o andamento do processo. As listas podem ser intituladas, por exemplo, como “iniciar”, “em andamento” e “concluídas”.

4. Método Time Tracking

O método de Time Tracking pode ser considerado como uma das metodologias mais básicas e simples de gerenciamento de tempo para a rotina do líder. Se você não tem muitas habilidades para controlar o seu horário ou não quer fazer maiores investimentos nesse sentido, podemos dizer que se trata de uma alternativa a ser avaliada com carinho.

gestão de imagem

Para isso, como o próprio nome já indica, basta que você cronometre e coloque no papel quanto tempo você passa fazendo cada tarefa. Depois disso, você deve pegar os resultados obtidos e avaliar os dados, de forma a encontrar pontos de melhoria. É possível fazer isso com papel e caneta, planilhas de computador ou mesmo aplicativos de celular.

5. Método da Matriz GUT

O foco do método da Matriz GUT tem como base três elementos que formam a sigla Gravidade, Urgência e Tendência. Embora tenha sido criada nos já distantes anos 80, vem se popularizando entre alguns líderes mais recentemente, como uma ferramenta que promete ajudar no gerenciamento de tempo e na definição estratégica de prioridades.

Para isso, você pode usar uma coluna de Excel ou uma folha, na qual deverá colocar colunas, dividindo as tarefas e atribuindo notas de 1 a 5, de acordo, obviamente, com sua gravidade, urgência e tendência, que é uma estimativa das consequências se ela for ignorada. Depois de multiplicar os valores, você encontrará o peso e a relevância de cada atividade.

6. Método da Gamificação

De acordo com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento do mundo dos videogames, temos cada vez mais interessados nesta indústria em todo o planeta. Por isso, é interessante saber que uma das mais curiosas e eficazes técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder nos dias de hoje é chamada justamente de método da gamificação.

Por meio da estratégia, você transforma cada tarefa em uma espécie de jogo, trazendo um componente lúdico e divertido para sua realização. Existem aplicativos, sites e até consultorias especializadas nesse sentido, com recompensas que podem ser convertidas em incentivos reais, como bonificações, premiações, períodos de descanso e assim por diante.

7. Método do Impacto x Esforço

Por fim, não poderíamos deixar de falar no método do Impacto x Esforço como uma das técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder. Como o nome já ajuda a compreender, trata-se de uma tática na qual é criado uma espécie de quadro, que é dividido em quatro partes iguais, que formam quadrinhos menores.

Em cada uma, você pode colocar indicações específicas, na ordem de Alto Impacto e Baixo Esforço, Alto Impacto e Alto Esforço, Baixo Impacto e Baixo Esforço e Baixo Impacto e Alto Esforço. Com isso, fica muito mais simples priorizar as ações importantes e que terão melhores resultados, em detrimento das que são trabalhosas, mas não proporcionam grande retorno.

Depois de conhecer as técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder, você é capaz de estimular sua equipe, atender melhor os clientes, aumentar os seus conhecimentos e até ter um pouco mais de disponibilidade para a sua vida pessoa. Por isso, escolha a sua opção favorita e coloque logo em prática!

Gostou de aprender as 7 técnicas de gerenciamento de tempo para a rotina do líder? Então, que tal conferir também nosso outro post aqui no blog sobre gestão de tempo?

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *