Será que está na hora de buscar novas oportunidades profissionais?

A maior parte das pessoas encontra, em algum momento de suas vidas, uma profunda insatisfação profissional. Ela pode ocorrer por vários fatores diferentes, como má remuneração, volume de trabalho excessivo, poucos benefícios ou até mesmo falta de reconhecimento. Todos esses pontos são sinais de alerta para a busca de novas oportunidades.

Além de cada um desses fatores mais “clássicos”, existem outros sinais silenciosos que podem causar insatisfação e também provocar alguns questionamentos sobre a carreira e qualidade de vida. Todos esses pontos são de profunda importância e merecem sua atenção, especialmente se o seu foco for a busca do sentido e da realização pessoal.

Nesta postagem falaremos mais sobre eles e ajudaremos você a determinar se chegou o momento ou não de buscar outra oportunidade no mercado de trabalho. Ficou interessado? Continue a sua leitura até o final!

Medo ou desconforto ao ir trabalhar

Muitas pessoas não gostam do seu trabalho. Elas se sentem desvalorizadas e, quase que como uma regra invisível, somente aceitam e repetem as suas tarefas com profunda insatisfação, não importando o dia de amanhã.

Do ponto de vista financeiro, essa atitude faz total sentido. Mas, do ponto de vista pessoal, essa letargia pode provocar grandes problemas no futuro. A falta de satisfação é um desses problemas “invisíveis” que resultam em questões mais sérias, como o surgimento de condições psicológicas como depressão ou síndrome de burnout. Outros problemas de saúde também podem aparecer por conta desse mal-estar constante.

Se você se enquadra nesse perfil, talvez seja hora de se reencontrar profissionalmente. A busca por uma nova qualificação e novos desafios pode ajudar a reacender a alegria e o senso de realização. Por isso, não negligencie esses sinais.

Procrastinação constante

A procrastinação é natural. Todos nós em algum momento do dia postergamos alguma coisa. O problema é quando esse problema se torna crônico, atuando quase como uma força invisível que impede seu avanço profissional.

Nessas ocasiões mais extremas vale a pena fazer uma autorreflexão para entender melhor o que está acontecendo. Será que você gosta do que faz? Suas tarefas realmente te motivam ou você gostaria de fazer alguma coisa radicalmente diferente?

Essas e outras perguntas podem dar uma ideia de direção para sua carreira. Ao identificar problemas mais sérios, como completo desgosto pela sua atuação, talvez seja hora de cogitar novas oportunidades no seu ramo ou, até mesmo, em outra área que esteja mais alinhada com os seus objetivos pessoais.

Falta de aprendizado e estagnação profissional

A falta de aprendizado e a estagnação profissional são outros dois fatores que acendem um sinal de alerta para aqueles que buscam desafios constantes e mais reconhecimento na carreira. Quando notamos que não podemos aprender mais nada no nosso ambiente de trabalho, rapidamente nos conformamos com aquilo que está diante de nós.

Essa situação por si só leva à estagnação profissional que, por sua vez, pode causar uma imensa sensação de insatisfação. Imaginar que aquele é o máximo que você pode ganhar ou que aquele é o seu limite como pessoa pode gerar uma série de questionamentos e afirmações negativas sobre o seu valor próprio.

Por isso, ao identificar esses problemas (e os outros que mencionamos acima), comece a cogitar uma transição de carreira ou até mesmo a busca por novas oportunidades no mercado de trabalho. Essas mudanças trarão os desafios e a motivação que você precisa para continuar se aperfeiçoando e melhorando os seus resultados como profissional e os seus objetivos pessoais.

Gostou do post? Leia o nosso artigo com 8 erros que você não deve cometer e avance na sua carreira em tempo recorde!

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE!

Assine nossa newsletter e eleve sua carreira a outro nível.

ARTIGOS MAIS LIDOS

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.