A frustração profissional é uma circunstância pela qual praticamente todo profissional liberal passa durante sua carreira. Esse sentimento de descontentamento normalmente está relacionado com perfeccionismo, altas exigências pessoais e até mesmo grandes expectativas que eventualmente podem estar acima do esperado para o mercado de trabalho.
Durante essa fase, é importante manter atenção onde realmente importa e procurar alternativas que possam diminuir a frustração em curto, médio e longo prazo. Conseguir equilibrar o lado emocional com o planejamento de carreira pode facilitar e transformar completamente a qualidade de vida daqueles que buscam melhores resultados.
Neste post falaremos como você pode idar com a frustração profissional de forma prática e sem grandes dificuldades. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Saia da sua zona de conforto
Muitas vezes nós só desejamos trabalhar com um único público. Não damos atenções para demandas específicas e, por isso, ficamos sujeitos à alta concorrência e aos demais problemas que diminuem consideravelmente nossa chance de crescimento.
Especialmente para quem é profissional liberal, é extremamente importante ficar atento às novas tendências e oportunidades de cada época. De forma geral, todas as atividades profissionais apresentam certos nichos que são lucrativos e quase sempre inexplorados.
Portanto, o indicado é observar essas alternativas com cuidado, fazendo, se for necessário, algum tipo de especialização para poder lidar com total confiança e capacidade com essas novas áreas quase inexploradas.
Compartilhe seus sentimentos
Compartilhar como você se sente com relação à sua carreira é extremamente importante. Essa é uma medida de curto prazo que pode ajudar você a reorganizar sua vida de maneira proativa e a buscar novas ideias.
Esse “desabafo” pode ser feito com um profissional da área da saúde mental (como um psicólogo, por exemplo) ou com outro colega de profissão que está em algum patamar mais elevado. Em muitos casos, os mais experientes já passaram por isso e podem facilitar bastante seu caminho rumo ao sucesso.
Apesar de parecer inofensivo inicialmente, conseguir lidar com suas emoções é uma importante medida para atingir o bem-estar imediato. A prática da meditação e outras atividades que visam a saúde (como exercícios físicos) também são atitudes que podem ajudar nessa descarga emotiva.
Pratique o autoconhecimento
Por fim, não se esqueça de praticar o autoconhecimento para ver quais são suas reais intenções e anseios para o futuro. Tirar um tempo para si mesmo a fim de conseguir organizar as coisas é extremamente importante, especialmente quando falamos da vida profissional.
Faça uma autoanálise profunda e extremamente realista. Inclua questionamentos como: é possível crescer nesse ramo? Qual a média salarial? Existem pessoas que ganham muito bem? Como fazer para se destacar? Onde quero estar daqui a 5 anos? Quais são meus sonhos? Eles são compatíveis com a minha carreira?
Todas essas questões ajudam a direcionar suas ações para o futuro. Daí em diante é preciso ter proatividade e uma mentalidade positiva em busca do sucesso, não só financeiro, como emocional.
Vale ressaltar que a frustração profissional é uma questão séria que merece a sua atenção. Recomendamos que você aja o quanto antes para mudar essa circunstância desagradável que pode gerar vários problemas de saúde, como depressão e ansiedade. Por isso, não postergue seu mal-estar e tenha em mente que é possível mudar de situação com algumas medidas práticas.
Gostou do post? Que tal uma leitura complementar sobre como mudar sua imagem pessoal? Com certeza essa postagem ajudará na sua vida e carreira de forma positiva — dê uma olhada!