Conheça 7 impactos positivos de uma gestão feminina na empresa

Há muitos anos, as mulheres já vêm conquistando seu merecido espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos e posições de destaque. Nos dias de hoje, elas chegam a ser maioria em muitos segmentos e setores relevantes. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos impactos positivos de uma gestão feminina na empresa.

O fato é que, junto à capacitação técnica e aos atributos individuais de cada profissional, as mulheres podem proporcionar visões diferentes frente aos desafios da rotina e oferecer soluções que, possivelmente, não seriam pensadas por gestores masculinos. Continue lendo o post e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

1. Clara orientação às pessoas

Um dos principais impactos positivos de uma gestão feminina na empresa é o fornecimento de orientações mais claras para as pessoas. Afinal, a boa capacidade de comunicação é uma característica marcante de boa parte das mulheres, ao contrário dos homens, que podem ser mais introspectivos e experimentarem dificuldades em se expressar.

Dessa maneira, a rotina é simplificada e o dia a dia fica mais fácil como um todo, fazendo com que a equipe atue de forma mais coesa e cada colaborador saiba, com maior riqueza de detalhes, o que a gestão espera dele e qual será o seu papel em ações designadas e tarefas específicas. Isso acaba reduzindo também as chances de erros, falhas e retrabalho.

2. Relacionamento interpessoal

A gestão feminina na empresa também tende a oferecer uma maior facilidade em termos de relacionamento interpessoal. Trata-se de um dos pontos fortes das mulheres, que conseguem promover um convívio harmonioso com os colegas de trabalho, um atributo extremamente valioso para um líder dentro do ambiente organizacional.

Se houver relação direta com os clientes, por exemplo, contar com esse tipo de qualidade pode ajudar a elevar os níveis de satisfação ou a resolver problemas difíceis. Também é algo que está diretamente ligado a uma maior facilidade para atuar de maneira colaborativa, ajudando a equipe a elevar sua performance de forma saudável, em benefício do negócio como um todo.

3. Liderança inclusiva

Uma das grandes demandas da sociedade moderna é a necessidade de inclusão dentro do mercado de trabalho, deixando para trás preconceitos antigos e limitações que eram impostas por instituições mais arcaicas. A capacidade de fazer isso é uma verdadeira marca pessoal para muitas mulheres, que fazem questão de dar sua contribuição para a sociedade.

Elas costumam optar por uma liderança inclusiva, na qual todos os membros são igualmente valorizados e poderão dar a sua contribuição. No entanto, é preciso considerar que isso deve influenciar inclusive as fases de seleção e prospecção de talentos, de forma que possam ser achados e contratados profissionais que estejam em sintonia com essa tendência.

4. Estilo inovador

É claro que um gestor ou líder pode ter um estilo inovador, independentemente do seu gênero, não é mesmo? No entanto, não dá para negar que muitas mulheres contam com esse diferencial, não se omitindo diante de dificuldades da rotina, lutando por seus objetivos e se valendo de todas as opções possíveis, empregando a criatividade para sair de situações difíceis.

gestão de imagem

Gestoras costumam pensar em soluções menos óbvias e ainda podem usar seu bom potencial de comunicação para debater e lapidar as novas ideias com a equipe, considerando as observações realizadas, valorizando opiniões e fornecendo feedbacks. É algo que estão acostumadas a fazer na vida pessoal e podem trazer para a profissional, naturalmente.

5. Elevada dedicação

Outro dos principais impactos positivos de uma gestão feminina em uma empresa é que as mulheres podem promover elevados níveis de dedicação, por meio do próprio exemplo. Afinal, costumam ter apreço por atuar de forma organizada e entregar um serviço bem-feito. Elas têm uma forte tendência à cooperação por natureza, fazendo com que o trabalho em equipe seja trivial.

Muito disso se deve ao fato de que, historicamente, as profissionais de outros tempos precisavam trabalhar muito mais que os homens para terem o seu valor devidamente reconhecido. Com isso, não poderiam se deixar abalar facilmente, o que as tornou mais centradas e envolvidas com seus compromissos, sempre valorizando o conjunto.

6. Equilíbrio sob pressão

Você tem alguma dúvida de que as mulheres conseguem manter um melhor equilíbrio, mesmo quando são expostas a situações de pressão? Desde a mais tenra idade, elas precisam lidar com mais perigos, se familiarizam com as dores da menstruação, disputam vagas com homens em desvantagem de posição e precisam conciliar trabalho, gestação, família e preconceitos.

Logicamente, as habilidades obtidas com todas as dificuldades acabam ajudando nos projetos em equipe, pois elas saberão dosar melhor as palavras e serão mais prudentes na hora de tomar decisões complexas. Dessa maneira, é possível manter o ambiente mais agradável, com um time feliz e empático, que tende a oferecer mais resultados em termos de desempenho.

7. Foco e dedicação

As mulheres têm a capacidade de serem multitarefas, e esse pode ser mais um dos numerosos impactos positivos de uma gestão feminina na empresa. Elas estão habituadas a conciliar os cuidados com a família com a manutenção da casa, a resolução de problemas da empresa, a vida conjugal, a realização de projetos, os estudos e muito mais.

Por conta disso, as mulheres precisam se reinventar sempre que for preciso, sem que percam a sua essência. São comprometidas e estão em sintonia com a diversidade, que é uma característica capital para as organizações do presente e do futuro. Elas sabem reunir pessoas e agrupar opiniões, o que gera menor rotatividade e promove relações profissionais de longo prazo.

Esses são apenas alguns dos muitos impactos positivos de uma gestão feminina na empresa. Se você ainda tinha dúvidas de que uma mulher em posições de liderança poderia trazer grandes benefícios para o seu negócio, agora entendeu um pouco melhor como elas podem contribuir para o sucesso de qualquer organização.

Gostou de conhecer esses 7 impactos positivos de uma gestão feminina na empresa? Quer aumentar os seus conhecimentos sobre o papel de um líder dentro do ambiente organizacional? Então, não deixe de conferir nosso outro post aqui do blog que fala sobre liderança natural!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *