a-importancia-da-oratoria-para-a-gestao-de-imagem-e-carreira.jpeg

A importância da oratória para a gestão de imagem e carreira

Uma boa comunicação é uma característica necessária para qualquer profissional. Pessoas que possuem uma boa retórica têm mais chances de alcançar altos cargos dentro de uma empresa.

Pessoas capazes de se comunicar bem possuem maior poder de persuasão, transmitem mais segurança e credibilidade, conseguindo, assim, influenciar pessoas.

No post de hoje vamos abordar a importância da oratória e como ela pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quer saber mais? Confira abaixo:

O que é oratória?

Uma das definições é a habilidade de falar em público de forma clara, objetiva, estruturada e definida.

Algumas pessoas têm mais facilidade de se comunicar em público, no entanto, todos podem ter uma boa oratória. Há algumas técnicas que podem ser aprendidas e treinadas a fim de melhorar essa aptidão.

Como desenvolver essa habilidade?

Para se tornar um excelente orador você precisará de prática, preparação e dedicação. Um bom discurso ajuda na hora de falar em público, no entanto, outras habilidades são necessárias.

Para prender a atenção dos seus ouvintes e causar um impacto positivo, você pode seguir algumas dicas:

Fique atento à sua postura

Antes mesmo de você começar a falar, observando a sua postura, as pessoas poderão ter impressões sobre a sua personalidade, — não controlar suas emoções pode transmitir uma imagem negativa às pessoas.

Fique atento à postura da coluna, que deve ser mantida sempre ereta. As mãos devem ficar unidas em frente ao corpo, passando uma imagem de tranquilidade e segurança.

Caminhe

Andar pelo local que você está pode ser uma estratégia para se acalmar. Essa técnica é bastante utilizada por oradores experientes, pois até mesmo eles ficam nervosos ao falar para uma plateia.

Olhe para as pessoas

Você já notou que quando conversamos com alguém olhando para a pessoa, ela entende melhor o que você quer dizer? Isso ocorre pois, quando você estabelece esse contato, o outro presta atenção nas suas palavras.

Portanto, explore esse recurso e nunca fale olhando pro chão, teto ou outros locais.

Treine o que vai falar

Nem sempre isso é possível, mas se você já souber que falará em público, ensaie o que dirá, — você pode usar o espelho ou pedir auxílio para um amigo.

Um bom exercício é filmar seu treino e anotar o que pode ser melhorado. Dessa forma, você ficará mais confiante quando chegar o momento de se expor.

Qual a importância da oratória para o personal branding?

Abordamos em outro post a influência do personal branding para sua carreira. Falar bem em público pode ajudar você a criar sua marca pessoal, proporcionando maior destaque e melhor reputação.

Um bom orador também tem facilidade de fazer novas amizades, o que pode ser interessante para o networking. Portanto, é um fator chave em qualquer área que você quiser atuar, porque aprimora a comunicação e as relações interpessoais.

Notou a importância da oratória para seu desenvolvimento profissional? Lembre-se de que ela deve ser praticada com frequência para atingir a excelência.

Para pessoas introvertidas, falar em público pode ser mais difícil devido à timidez. Isso complica o personal branding, impactando na carreira. Você sente essa dificuldade? Confira nossas dicas e saiba como se sobressair.

Artigos Relacionados

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá.

Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *