Como atingir a alta performance profissional? Saiba o que fazer!

Se tornar um profissional de alta performance é muito mais do que ter sucesso financeiro — que precisa ser visto como consequência, para que seja mais fácil seguir com os propósitos. Significa ter satisfação pessoal, progredir na carreira, sair da zona de conforto e se desafiar, potencializar suas habilidades, não parar de estudar etc.

Pareceu difícil? De fato, não é possível atingir todos os objetivos citados de forma simples, especialmente com atitudes cômodas. É necessário traçar planos e ter constância em busca de se tornar um profissional de alta performance. De qualquer forma, essa tem sido uma exigência cada vez maior do mercado de trabalho, que lida com mudanças constantes e precisa de colaboradores aptos a lidarem com isso.

Quer entender mais sobre o que é e como ser um profissional de alta performance? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é um profissional de alta performance?

A alta performance diz respeito ao comportamento de um profissional com relação a própria carreira, interação com os gestores, colegas de trabalho e com a empresa contratante. Quando as ações exercidas dentro desse âmbito possibilitam melhores resultados profissionais, como a maior produtividade e alinhamento com as metas e objetivos do negócio, a performance pode ser considerada elevada.

Conseguiu entender do que o conceito se trata? Existem algumas características presentes nessas pessoas que ao conhecê-las, é possível ter uma melhor compreensão sobre o profissional de alta performance. Acompanhe:

  • capacidade de resolver problemas de forma rápida e eficiente;
  • habilidade de desenvolver mecanismos que evitem a repetição de problemas;
  • domínio das ferramentas e atividades relacionadas a área do colaborador;
  • disciplina para melhorar constantemente e sair da zona de conforto.

Quais são os ciclos existentes dentro da carreira?

Como foi possível notar, o profissional de alta performance passa por um ciclo de evolução, para alguns esse processo é mais rápido, para outros pode ser necessário mais tempo nas diferentes fases existentes. As fases são as seguintes:

  • fase de aprendizado: ocorre o entendimento do funcionamento dos processos e atuação das pessoas, o que exige proatividade e curiosidade para o avançar;
  • fase de execução: as tarefas diárias podem ser realizadas com certa independência e é necessário aumentar a velocidade e eficiência na execução das demandas, além de criar métodos para diminuir as chances de erro;

Como se tornar um profissional de alta performance?

Se você continuou a leitura até aqui, percebeu que existem algumas atitudes dentro das diferentes fases da carreira que diferenciam o profissional de alta performance daquele que realiza apenas o arroz com o feijão, ou o trivial do que se espera dele. A seguir, conheça mais sobre essas atitudes.

Definir metas profissionais

Possivelmente, você já ouviu falar no ditado popular ‘’quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.’’ A frase mostra a importância da definição de metas e objetivos para que você saiba qual caminho deve seguir para atingi-los e quais propostas deve recusar, caso elas não tenham alinhamento com seus interesses.

Sem essa definição, o mais provável de acontecer é você se acomodar — por não saber que tipo de profissional deseja se tornar no futuro —, aceitar propostas de trabalho inadequadas e que aumentam a sua desmotivação na carreira, além de desenvolver hábitos nocivos para a profissão.

gestão de imagem

Entretanto, quando existe um entendimento das suas pretensões, fica mais fácil estipular um plano para que você caminhe na direção desejada e consiga alcançar os resultados de forma mais rápida. Caso contrário, as chances de acomodação e desmotivação na carreira são altas.

Aprimore as habilidades

Nenhum profissional de alta performance nasce pronto e nem quando as metas estabelecidas foram alcançadas é recomendado parar de aprimorar as habilidades para se tornar cada vez melhor. Isso ocorre a partir de cursos, treinamentos, pesquisas, eventos da área e muitas outras possibilidades para que o colaborador não se torne obsoleto e nem estagne na profissão.

Quer entender melhor porque isso é tão importante? Durante a pandemia da COVID-19, muitas profissões precisaram se reinventar de acordo com a nova realidade do mundo e novas necessidades dos consumidores. 

A situação foi delicada e desafiante para todos, mas quem já havia estudando as tendências e aprimorando suas habilidades, conseguiu se adaptar com menos dificuldade e melhor domínio da inteligência emocional, o que evita maiores frustrações.

Aceite desafios

O exemplo citado acima teve sucesso porque, entre outras qualidades existentes, o profissional foi capaz de aceitar desafios e sair da zona de conforto. Como o próprio nome sugere, trata-se de um espaço mais cômodo para os profissionais, já que não existem estímulos para a busca de melhorias — o que também implica em erros ao longo do processo. No entanto, não é o mais adequado para quem busca a evolução.

A busca pela alta performance é encontrada nos desafios profissionais, que devem ser aceitos não apenas esperança e fé de que os resultados serão positivos, mas com a execução de métodos que contribuem para esse alcance. Isso inclui o aprimoramento de habilidades e definição de metas, como foi citado.

Conte com o apoio de uma empresa de gestão e carreira

Ao perceber as inúmeras medidas que precisam ser tomadas para a evolução na carreira, é comum que muitos pensem em desistir por não conseguir gerenciar todos os procedimentos necessários e especialmente, no tempo estipulado. Nesses casos, se torna ainda mais recomendado contar com o apoio de uma empresa de gestão e carreira.

Esse tipo de serviço contribui, por exemplo, ao fazer análise dos pontos fortes e um planejamento de carreira e estratégias para maior crescimento e destaque no mercado. Tais medidas, se tomadas por conta própria, tendem a levar mais tempo para serem executadas, já que nem todos têm o autoconhecimento necessário e nem habilidade de autogestão.

Como ficou nítido, conseguir se tornar um profissional de alta performance não é uma tarefa simples, mas pode render bons frutos, como a satisfação pessoal e melhores oportunidades financeiras. Para isso, não deixe de investir nas dicas citadas.

Pensou no que falamos e deseja saber mais sobre como uma empresa de gestão e carreira pode ser útil? Entre em contato conosco da PD Gestão de Imagem e Carreira e tire suas principais dúvidas!

autoconfiança na marca pessoal

Patricia Dalpra é Estrategista em personal branding e gerenciamento de carreira.

O trabalho que Patricia Dalpra desenvolve surgiu de uma vontade e de uma certeza: vontade de levar pessoas e empresas a crescer, alcançar seus objetivos de negócios e de imagem e se relacionar melhor com outras pessoas e empresas; e certeza de que um trabalho estruturado de gestão de imagem e carreira é um dos melhores caminhos para se chegar lá. Ao longo de mais de uma década, a Patricia Dalpra já trabalhou para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas, instituições e empresas.

Specialties: Gestão de imagem, gestão de carreira e coaching. Personal branding, branding executivo, brand on, brand off, estudo do dna pessoal e corporativo e comunicação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *